1. FutFlu

Fluminense: Zubeldía Desabafa Após Derrota para o Ceará – O Que Aconteceu Fora de Casa?

Por Redação FutFlu em 02/11/2025 19:23

O Fluminense retornou da Arena Castelão com um resultado adverso, uma derrota por 2 a 0 frente ao Ceará, no último domingo (2). Este revés impediu o clube de consolidar sua posição na tabela, perdendo a oportunidade de superar o Botafogo após a 31ª rodada do campeonato. O técnico Luis Zubeldía, em sua avaliação pós-jogo, foi enfático ao reconhecer a performance aquém do esperado por parte de sua equipe.

Em coletiva de imprensa, o treinador argentino não hesitou em apontar as falhas:

"Nos superaram, foram melhores quanto à postura, duelos, situações de gol, finalizações? Nos superaram. Todos fizemos um mau trabalho e, quando se joga mal, corre o risco de perder. Não podemos nos permitir ter essa postura de hoje. Também teve a expulsão, que complica o andamento da partida, uma bola que habitualmente controlamos bem, estávamos mal posicionados. Jogamos mal e isso dá ao rival chance de crescer. Concedemos situações fáceis, poderíamos ter competido e voltar com um ponto, mas não fizemos nada bem."
A análise de Zubeldía sublinha uma falha coletiva e uma postura inaceitável para um time com aspirações.

A Fragilidade Tricolor Longe de Seus Domínios

A questão do desempenho como visitante foi um ponto central na fala do técnico. Zubeldía classificou essa como a maior dificuldade a ser superada até o término da temporada. Ele diferenciou a derrota para o Ceará de outros resultados negativos obtidos fora do Maracanã, onde a equipe, apesar de não vencer, apresentou um futebol mais competitivo.

"Penso que esse é o grande desafio que temos até o fim da temporada. Existem derrotas e derrotas. Fomos ao Recife e empataram no último minuto, em Mirassol perdemos por uma jogada no final, mas hoje jogamos mal. Jogamos mal do início ao fim. Não conseguimos encontrar nosso funcionamento, ter profundidade", detalhou o comandante. A equipe não conseguiu desvendar o sistema defensivo do Ceará, uma das equipes com menor número de gols sofridos na competição, que soube explorar os contra-ataques e a inoperância ofensiva tricolor.

Fluminense: Zubeldía Desabafa Após Derrota para o Ceará – O Que Aconteceu Fora de Casa?
Foto: ( Lucas Merçon/Fluminense FC)

Erros Cruciais e o Impacto na Classificação

Ainda no início da etapa complementar, com o placar já desfavorável em 1 a 0, o Fluminense sofreu a expulsão de Ignácio, que recebeu cartão vermelho direto após cometer uma falta próxima à área. A desvantagem numérica foi rapidamente capitalizada pelo Ceará, que ampliou o marcador. Esse resultado manteve o Tricolor na sétima posição, com 47 pontos, um ponto atrás do Botafogo, que ocupa a sexta colocação.

Zubeldía fez questão de contextualizar o cenário do futebol brasileiro, onde o fator casa frequentemente exerce uma influência decisiva. "Sabemos que quando muda o contexto no Brasil muda a atuação das equipes. O Ceará se faz forte em seu campo, o Fortaleza se faz forte em sua casa. Assim como nós somos fortes no Maracanã. Cada um vai bem em seu estádio, mas alguns vão melhor como visitante, quando fazem um jogo mais sólido e com alternativas. Evidentemente, não conseguimos fazer." As mudanças táticas promovidas, mesmo antes da expulsão, não surtiram o efeito desejado, culminando em uma performance que o técnico categorizou como "muito ruim".

O Desafio da Consistência e o Caminho à Libertadores

A oscilação de desempenho, uma constante ao longo do Campeonato Brasileiro, foi outro tópico abordado pelo treinador. Embora Zubeldía admita que essa inconstância afeta a maioria das equipes, ele ressalta a urgência de o Fluminense encontrar um padrão mais elevado, especialmente fora de seus domínios.

"Esse rendimento que oscila acontece com todas as equipes, salva as primeiras seis ou sete, que conseguem que custe menos. Nós temos que buscar que não custe até o final do campeonato. Reverter essa situação mantendo um bom aproveitamento em casa, temos partidas importantes. E temos que de uma ou outra maneira corrigir. Não tem desculpa de se joga um ou outro. Tenho alternativas, o elenco está bem montado. Simplesmente é uma questão de nós conseguimos reverter esse dado como visitante. Temos que reverter. Assim como temos a virtude de ganhar em casa, fora nos está custando muito", explicou. Ele finalizou sua explanação com uma advertência clara: "Mas uma coisa é o que a equipe mostrou hoje. Que fizemos tudo mal, que a postura é muito ruim. Outra maneira é com Mirassol, Sport e até o Vasco, que fizemos um bom primeiro tempo, são diferentes. O resultado é praticamente o mesmo, mas a postura de hoje não podemos permitir. Muito menos quando falta tanto para reverter, que deixemos uma jogada que resulte em expulsão. São erros que nós sabemos que são graves e não podemos permitir se queremos estar entre os primeiros para classificar à Libertadores." O Fluminense terá a chance de se reabilitar na próxima quinta-feira (6), quando enfrentará o Mirassol no Maracanã, às 19h30 (horário de Brasília).

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos