1. FutFlu

Fluminense 2026: Jogadores Revelam Segredo do Bom Início e Confiança em Títulos

Por Redação FutFlu em 21/02/2026 04:17

O Tricolor das Laranjeiras ostenta o melhor desempenho entre os clubes da Série A nos dez primeiros compromissos da temporada. Esse início promissor em 2026 alimenta uma percepção interna de que a equipe deu um salto qualitativo em comparação ao ano anterior.

Os resultados positivos em campo ecoam o discurso que já permeia os bastidores. Em manifestação ao ge, o defensor Guga ressaltou a evolução psíquica do grupo e sinalizou a alteração de postura como um dos pilares para a arrancada inicial. Ele enfatizou a importância da constância.

Em 2025, o Fluminense esteve perto de conquistas relevantes, mas acabou superado. Foi eliminado pelo Chelsea na semifinal do Mundial de Clubes e, na Copa do Brasil, sucumbiu ao Vasco nas penalidades ? um adversário que reencontrará em breve. Nesta temporada, o time já celebrou a Taça Guanabara, mas almeja o título do Campeonato Carioca, jejum que perdura desde 2023.

Evolução Mental e Cobrança Interna

De acordo com Guga , o amadurecimento da equipe advém, sobretudo, da autocrítica por uma performance mais regular: "Acho que é a mentalidade do grupo. Amadurecemos muito do ano passado para cá, mais para o final do ano também. O Thiago Silva (que deixou o clube em dezembro) cobrava muito da gente, de termos constância a cada jogo porque fazíamos um jogo muito bem, difícil, conseguia um bom jogo... Depois, em um jogo teoricamente mais leve, a gente relaxava, achava que ganharia de qualquer maneira", analisou o lateral.

"Nossa mentalidade foi mudando, e na reta final do ano tivemos essa mudança com a chegada da nova comissão técnica. Ele cobra muito isso. Independentemente do adversário, quem joga é o Fluminense . O grupo entendeu muito isso e conseguimos mostrar isso. As características do time não mudaram, mantemos o plano de jogo, DNA, identidade, e isso que está fazendo a diferença. Se queremos conquistar coisas grandes, temos que ter essa mentalidade, de dar o nosso melhor a cada jogo e estamos no caminho certo."

A Força dos Reforços e o Sonho Continental

Para além da mudança de perspectiva, Martinelli destacou a contribuição dos novos atletas incorporados ao elenco em 2026. O volante considera que os recém-chegados injetaram um renovado ímpeto competitivo no grupo.

Entre as novas peças, destacam-se o zagueiro Jemmes e o lateral-esquerdo Guilherme Arana, além do atacante Savarino. Os dois últimos, inclusive, vivenciaram campanhas vitoriosas em seus clubes anteriores, Atlético-MG e Botafogo, respectivamente. Martinelli , formado nas categorias de base do Fluminense , também realçou o papel das lideranças experientes no cotidiano do time, citando Ganso, um dos remanescentes da conquista continental de 2023.

"Acho que alguns ficaram da última conquistas, mas chegou gente com muita sede de título e falando em Libertadores. É o sonho de todo jogador de futebol brasileiro. A gente sabe que é uma competição de tiro curto, com o primeiro objetivo sendo classificar, depois mata-mata, diferente dos dos pontos corridos."

Jogador Posição Momento na Temporada
Guga Lateral-direito Destaque pela evolução mental e constância.
Martinelli Volante Ressalta a ambição dos reforços e a liderança de Ganso.
Ganso Meia Experiente, inspira o grupo com o desejo de títulos.

"Acho precisamos ter maturidade, saber jogar fora, saber jogar em casa, onde somos muito fortes. Mas trocaram alguns (jogadores da conquista de 2023) e o principal é que tem muita gente com fome de título. O Ganso fala isso, diariamente, antes de começar o treino: ?vamos ganhar título esse ano?. Isso alimenta. E o Felipe Melo sempre falou (que precisamos): ?sonhar, profetizar e realizar?. E temos que ter isso esse ano para trazer grandes conquistas", concluiu o camisa 8.

Curtiu esse post?

Participe e suba no rank de membros

Comentários:
Ranking Membros em destaque
Rank Nome pontos